Estudar no exterior é uma experiência importante e que muda sua vida, que lhe dá a oportunidade de desenvolver novas habilidades e expandir seus horizontes. É um trampolim para um futuro mais internacional, tanto em termos pessoais quanto profissionais. Mas também é uma decisão importante que exige muita pesquisa e preparação - incluindo o aprimoramento de suas habilidades em inglês - e muitas vezes um orçamento cuidadoso.
Para ajudar você a decidir qual país é ideal para você e seu orçamento, descrevemos os custos para o estudo de graduação em três dos destinos de estudo mais populares no exterior para estudantes internacionais: Austrália, Estados Unidos e Reino Unido. Por favor, note que estes custos são apenas para cursos de graduação e, no caso do Reino Unido, para estudantes internacionais. No momento em que escrevo, os estudantes do Reino Unido / UE ainda pagam taxas significativamente mais baixas para os cursos de graduação no Reino Unido. Todos os valores são fornecidos em dólares americanos.
Austrália
Faixa de custos do curso: USD 27-43k por ano; faixa de custo de vida: USD 14-20k por ano
A Austrália tem sido um destino popular para estudantes internacionais devido às suas prestigiosas universidades, alta qualidade de vida e belas paisagens. A Austrália também atrai muitos estudantes, por ser um pouco mais barata que os EUA, por exemplo.
As taxas de matrícula na Austrália variam dependendo de qual curso você faz, com disciplinas de artes sendo mais baratas do que disciplinas científicas. Na Universidade de Melbourne, por exemplo, as mensalidades variam de US $ 20 a 38 mil (com um custo de medicina significativamente maior), enquanto na Universidade de Sydney as taxas variam de US $ 28 a 43 mil. As mensalidades são semelhantes em cidades menores como Brisbane e Canberra, mas os custos de vida são um pouco mais baixos.
O Departamento Australiano de Assuntos Internos recomenda pelo menos US $ 14.000 por ano para os custos de vida. Isso exclui quaisquer custos adicionais associados a estudar lá, incluindo seu visto de estudante, cobertura de saúde para estudantes estrangeiros e viagens entre a Austrália e seu país de origem. Em cidades maiores como Sydney, Melbourne e Brisbane, a renda representará a maior parte de seus custos de vida: segundo pesquisa feita pelo ICEF Monitor, a Austrália tem os maiores custos médios de aluguel do mundo, cerca de US $ 255 por semana em 2017.
Os EUA
Faixa de custos do curso: USD 41-56k por ano; faixa de custo de vida: USD 14-22k por ano
Os EUA sempre foram um dos principais destinos para estudar no exterior, graças a prestigiosas universidades da Ivy League, como Harvard e Yale, além do rigor e equilíbrio da experiência acadêmica que oferecem. Isso levou ao aumento do número de estudantes internacionais nos EUA ao longo da última década. Os EUA são certamente os mais caros desses três destinos de estudo no exterior, mas o número de oportunidades disponíveis pode ajudá-lo a cumprir seu "sonho americano" e, portanto, valer a pena o custo.
A Universidade de Columbia, em Nova York, e a Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, têm uma das maiores mensalidades, com um ano custando US $ 56 mil e US $ 53 mil, respectivamente. A Universidade de Harvard em Cambridge chega perto, com as mensalidades chegando a US $ 46 mil, assim como a UCLA, em Los Angeles.
É importante observar que sete universidades dos EUA oferecem admissão sem levar em consideração a condição financeira de estudantes internacionais - incluindo Harvard, Princeton e Yale - o que significa que elas atenderão a todas as necessidades financeiras demonstradas para tornar sua educação acessível, independentemente de sua origem. É importante planejar suas finanças com cuidado se você deseja estudar nos EUA, e analisar bolsas de estudo em potencial.
Em termos de custo de vida e aluguel, as três cidades mais caras para se viver nos EUA são Boston, Nova York e Los Angeles, com o custo médio em Boston sendo US $ 464 por semana, segundo pesquisa feita pelo ICEF Monitor. Embora o custo médio de vida por ano em Nova York, Boston ou Los Angeles seja de cerca de US $ 20-22k, estudar em Michigan ou Filadélfia economizaria um pouco, com um orçamento médio de cerca de US $ 15 mil por ano.
O Reino Unido
Faixa de custos do curso: USD 20-41k por ano; faixa de custo de vida: USD 8-19k por ano
O Reino Unido possui algumas das melhores universidades do mundo - incluindo Oxford e Cambridge - e uma rica cultura e história que o torna um destino atraente para estudantes internacionais.
As mensalidades para estudantes internacionais no nível de graduação são geralmente em torno de US $ 25 mil por ano. Na Universidade de Oxford e na Universidade de Edimburgo, as mensalidades variam entre 20 e 41 mil dólares, dependendo da matéria (disciplinas científicas são geralmente mais caras), enquanto a London School of Economics custa cerca de 24 mil dólares por ano.
Além das baixas mensalidades em comparação com os EUA, os cursos de graduação no Reino Unido são mais curtos, ajudando a manter os custos baixos. Enquanto nos EUA um curso de graduação leva quatro anos, no Reino Unido é de apenas três. Cursos de pós-graduação são geralmente de um ano de duração, tornando possível obter um diploma de graduação e pós-graduação em quatro anos no Reino Unido.
Cidades no norte tendem a ser muito mais baratas para se viver do que no sul, com Londres sendo a cidade mais cara do Reino Unido. Edimburgo e Newcastle oferecem boa relação custo-benefício, enquanto Bristol e Oxford são apenas um pouco mais baratas do que Londres. É importante ter isso em mente ao decidir onde estudar e como planejar seu orçamento para isso.